O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Pré-lançamento da coletânea "Jumento com faixa: deboches e antiodes ao fascismo"



Neste sábado, dia 12 de dezembro de 2020, às 20 horas (fuso de Brasília), haverá um evento ao vivo de pré-lançamento de uma obra coletiva, de título muito sugestivo, na qual estou incluído. O poeta Zeh Gustavo, de quem tive a chance de apresentar o livro Pedagogia do suprimido, convidou-me a participar de uma coletânea de poesia com o título enigmático Jumento com faixa: deboches e antiodes ao fascismo, a ser publicada pela editora Viés. Do que trataria o livro? Não ousei indagar naquele momento.
Aceitei o convite, claro, mas perplexo, considerando, de um lado, que numerosos acadêmicos demonstraram que não há fascismo hoje, e sim o mero funcionamento normal das instituições vigentes; e, de outro, que os referenciais filosóficos mais contemporâneos combatem o especismo e que devemos, claro, imaginar que um jumento possa efetivamente ser escolhido (ou até mesmo eleito, por seus pares ou não) para receber faixas, inclusive presidenciais.
No entanto, incapaz de escrever sobre algo tão alheio à realidade brasileira, na qual: a) as instituições em geral não funcionam para os fins a que foram destinadas, e sim para outros; b) vivemos a ameaça de extinção de espécies e biomas, tendo em vista a eficácia das políticas públicas de devastação; resolvi enfim rever, revisar um poema que rascunhei neste blogue e não entendi bem sobre o que era, ou se chegava realmente a possuir algum assunto, ou se o assunto era somente alguma forma espúria de despossessão.
A partir desse material já esboçado, consegui atender à encomenda, ou talvez não tenha logrado fazê-lo, porém, se foi esse o caso, os organizadores (além de Zeh Gustavo, temos Rafael Maieiro) fingiram não notar meu fracasso.
Sei que os outros escritores presentes, que pertencem a diversas gerações, chamarão muito a atenção dos leitores. Eles são Alberto Sobrinho, Alexandre Guarnieri, Amanda Vital, Amora Pêra, André Vallias, Áurea Alves, Bruno Borja, Diego Barboza, Divanize Carbonieri, Eduardo Sinquevisque, Filipe Manzoni, Guilherme Zarvos, Henrique Rodrigues, Ítalo Lima, José Brandão, José Henrique Calazans, Katyuscia Carvalho, Letícia Becker Savastano, Luis Maffei, Manoel Herzog, Manuela Oiticica, Marcelo Reis de Mello, Maria Célia Barbosa Reis da Silva, Mariana Blanc, Mauro Iasi, Nuno Rau, Pedro Rocha, Rubermária Sperandio, Sandro Félix e Thamires Andrade.
O evento ocorrerá na conta de instagram @zeh.gustavo. O lançamento ficará para 2021. Esperemos que haja 2021 para nós.


P.S.: A ligação para pré-venda: https://www.livrariafantasticadoborges.com.br/pre-venda-jumento

Nenhum comentário:

Postar um comentário