O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Audiência pública sobre as ilegalidades no ensino superior privado em São Paulo


Amanhã, dia 23 de outubro de 2013, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, das 14 às 18 horas, haverá audiência pública sobre a "Regulação das Instituições de Ensino Superior Privado e iniciativas para impedir o desrespeito aos direitos trabalhistas dos professores e ao direito dos alunos à educação de qualidade".
No Rio de Janeiro, foi realizada uma CPI da ALERJ sobre o mesmo assunto, que sugeriu o indiciamento de seis pessoas, entre eles executivos da Kroton Educacional, Candido Mendes e o controlador do Grupo Galileo, responsável pelas Universidades Gama Filho e Santa Úrsula. Além do desrespeito aos direitos trabalhistas, há a sonegação do INSS, do FGTS e do imposto sindical, bem como a realização de convênios sem licitação. Vejam a notícia: http://portal.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5992
Em São Paulo, é provável que o quadro seja parecido e, como sempre, com patrocínio do governo federal para incrementar o mercado privado: http://ri.sereducacional.com/sereducacional/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=47925. A mercantilização do ensino tem levado a sua degradação, que se dá, por exemplo, com o extermínio de doutores no Estado: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop_2013/demissao.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário