O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

quarta-feira, 28 de março de 2012

V Blogagem Coletiva e Desarquivando o Brasil, de XI a XXVI



Continuando a convocação para a V Blogagem Coletiva #DesarquivandoBR, indico os textos restantes que escrevi na série Desarquivando o Brasil. Outros virão, já para a nova blogagem.

Desarquivando o Brasil XI: Manoel Fiel Filho e o Ministério Público Federal, Direito e negacionismo: Texto sobre a tortura e o assassinato do operário Manoel Fiel Filho, militante do PCB, em 17 de janeiro de 1976 no DOI-CODI, e da cumplicidade da Justiça Militar com as execuções feitas pelos agentes da ditadura.

Desarquivando o Brasil XII: Ditadura militar e roupa suja se lava em casa: Trato de documento que achei no Acervo do DEOPS/SP, uma carta apreendida do ex-deputado federal pelo MDB Hélio Navarro, que foi o único parlamentar cassado pelo AI 5 que chegou a cumprir pena no Presídio Tirandentes.

Desarquivando o Brasil XIII: Itamar Franco, Sérgio Macaco e o Caso Para-Sar: Uma das tentativas de assassinato em massa da ditadura militar foi impedida pelo capitão da Aeronáutica Sergio Ribeiro Miranda de Carvalho, o Sérgio Macaco. Foi reformado à força e, depois, processou a União. As Forças Armadas, anos depois, continuaram ao lado dos genocidas frustrados e descumpriram sentença do Supremo Tribunal Federal sob (ou sobre, não sei) a presidência de Itamar Franco.

Desarquivando o Brasil XIV e Terra sem lei V: Liberdade para romanistas e Belo Monte para urubus: Comento documento do Acervo DEOPS/SP sobre mentiras contadas por Médici para participantes de um colóquio de romanistas e daí chego às mentiras sobre Belo Monte.

Desarquivando o Brasil XV: Justiça Brasileira e a negação dos direitos humanos: Mais uma face do negacionismo judicial: em ação do Ministério Público Federal contra torturadores, a juíza Diana Brunstein, da 7a. Vara Federal, logrou extrapolar a impunidade concedida pelo Supremo Tribunal Federal e também negar que a Corte Interamericana de Direitos Humanos já tivesse decidido o Caso Araguaia.

Desarquivando o Brasil XVI: Ministério Público Federal, cinema e direito à memória: Comentário a respeito do Ciclo de Filmes, Memória e Verdade organizado pelo Ministério Público Federal.

Desarquivando o Brasil XVII: Presos políticos e incomunicabilidade Menciono outra comunicação que fiz sobre o terrível tema da incomunicabilidade dos presos políticos, desta vez com um comentário sobre as Resoluções do Congresso Nacional pela Anistia de 1978.

Desarquivando o Brasil XVIII: Comissão da Verdade no Brasil e na Argentina Comparação, talvez cruel, da Comissão da Verdade brasileira, até hoje não instalada, com a CONADEP (Comisión Nacional sobre la Desaparición de Personas) da Argentina.

Desarquivando o Brasil XIX: Livro do Arquivo Público do RS e impunidade no Judicário: Escrevi sobre o livro da Jornada de Estudos sobre Ditadura e Direitos Humanos organizada pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e indico artigo de Mateus Gamba Torres sobre o apoio judicial que a ditadura militar recebeu.

Desarquivando o Brasil XX: Márcio José de Moraes, juiz do caso Herzog: Trato de um dos documentos que analisei na Semana Jurídica da UNESP, a sentença pela qual o juiz federal Márcio José de Moraes responsabilizou a União Federal pelo assassinato de Vladimir Herzog.

Desarquivando o Brasil XXI: O estrangeiro na ditadura militar, evento do IRI/USP: Outro evento acadêmico de que participei, a convite dos professores Deisy Ventura e Carlos Eduardo Boucault. Menciono um dos documentos que analisei, um longo relatório do Exército sobre a ofensiva movida contra o PCB em 1974 e 1975.

Desarquivando o Brasil XXII: Rubens Paiva e desaparecidos desde o nome: Caso tragicômico em que a Câmara dos Deputados decidiu fazer uma pequena homenagem ao deputado federal assassinado pela ditadura militar, mas sem saber escrever o nome do político.

Desarquivando o Brasil XXIII: Wilson Silva, Ana Rosa Kucinski e o negacionismo: Comentário sobre documento a respeito do assassinato de Wilson Silva e Ana Rosa Kucinski Silva, militantes da Aliança Libertadora Nacional (ALN), desaparecidos em 1974.

Violência em Pinheirinho IV e Desarquivando o Brasil XXIV: Tradições da Polícia Militar: A tradição antilegalista da polícia brasileira: a partir da recente destruição de Pinheirinho pela polícia militar de São Paulo, chego a uma carta de 1975 dos presos políticos do Presídio da Justiça Militar Federal, em que centenas de policiais e militares são apontados como torturadores.

Desarquivando o Brasil XXV: Ruth Escobar e o Comitê Brasileiro pela Anistia: Homenagem a atriz Ruth Escobar, que foi um dos nomes à frente da Campanha pela Anistia. Ela foi alvo constante de investigações pelo DEOPS/SP.

Desarquivando o Brasil XXVI: A Comissão da Inverdade, o começo: Do projeto de "clínica de boatos" na ditadura militar a jornalistas desinformados de hoje.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar e agradecer pela disponibilização destes arquivos. Chega de pensar que as coisas podem ficar por isso mesmo..

    ResponderExcluir