O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Evento: Seminário Direito e Ditadura na UFSC

O PET do Direito da UFSC está organizando um Seminário Direito e Ditadura, que conta com nomes muito significativos, apesar de eu mesmo estar na programação. E há pesquisadores de várias gerações, o que deverá tornar tudo ainda mais interessante, além de testemunhas da época, como o advogado Modesto da Silveira.
Falo agora apenas de um nome: a abertura será feita por um historiador que desvendou e analisou fontes, do Brasil e dos EUA, até então inéditas sobre a ditadura brasileira. Trata-se de Carlos Fico, autor, entre outros livros, dos fundamentais Como eles agiam e O Grande Irmão, publicados pela Record.
Clicando nas imagens da programação, o tamanho aumentará.
Já me perguntaram o que é PET, o programa de educação tutorial. Trata-se de grupos de estudantes de graduação, com tutor, em atividades coletivas voltadas para o tripé ensino, pesquisa e extensão. É claro que isso somente é possível em instituições que tenham estudantes, e não clientes. As de outro tipo, o máximo que terão é pet-shop, teoricamente mais apropriado a sua visão mercantil da educação.


2 comentários:

  1. Gostei do pet-shop... e tristemente é isso mesmo. Meu marido faz um curso, pago pela empresa que ele trabalha, sobre relações com investidores, na Saint Paull, e ocorreu algo que reflete como funciona a educação qdo vc é cliente: uma das alunas, atrapalhando a cada momento a aula atendendo celular, foi posta pra fora da aula e o professor exigiu seu desligamento do curso. Resultado: professor "desligado" e aluna em sala novamente, incomodando os outros com seu fatídico celular.

    Uma pergunta: o seminario passará online em algum canal na web? Gostaria de assistir, mas a UFSC está longe demais no momento.

    Daniele Neves

    ResponderExcluir
  2. O celular é uma tecnologia que só aparentemente serve à comunicação; na verdade, ele foi desenvolvido para ser um grande detector de chatos e de gente grosseira: é só ver quem o atende nessas ocasiões.
    Sim, o seminário terá transmissão aqui: http://petdireito.ufsc.br/direitoeditadura/ao-vivo/

    ResponderExcluir