O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

30 dias de leituras: Um desafio e o direito à literatura

Descobri no blogue de Niara de Oliveira o desafio 30 livros em um mês, que ela resolveu enfrentar com outros blogueiros. Pareceu-me um interessante exercício de leitura, que, inicialmente, não ousei tomar para mim.
Explico minha relutância: além das várias outras coisas que tenho a fazer, tive medo de responder ao desafio. Desde criança, sempre quis ser um bom leitor, embora se trate de uma vocação difícil (talvez mais ainda do que escrever, visto que há escritores que não leem...), à altura da qual ainda não consegui estar. Além disso, nunca gostei de falar do que estou lendo, pois se trata de algo íntimo demais: conhece-se alguém pela sua biblioteca, ou pela falta dela.
Porém, acompanhando os posts alheios, pensei melhor e concluí que as pessoas que lerem as notas do desafio se interessarão pela iniciativa e não propriamente por meus gostos, e ela poderá servir de estímulo à leitura, algo sempre tão necessário em um país no qual nem mesmo os estudantes universitários se dedicam a esse prazer.
Há um prejuízo à cidadania na negação desse prazer, que se vincula ao direito à educação, cotidianamente vilipendiado no Brasil. Se há um direito à literatura como integrante não só do direito à participação na cultura de uma sociedade, mas das liberdades de pensamento e de expressão, ele só tem sentido se for exercido - como praticamente todo direito...
Não gosto de todas as entradas do desafio original, pois algumas delas pareceram demasiadamente pessoais ou repetitivas. Resolvi modificá-las - trata-se da minha leitura. Niara de Oliveira decidiu misturar literatura com livros de caráter teórico, apesar da previsão do dia 19. Foi como ela resolveu ler o desafio.
Quanto a mim, ficarei nas Letras (em sentido mais ou menos amplo, incluindo, provavelmente, epistolografia e biografia), exceto nos dias 3 e 19.
Outra regra que adotarei será não escolher livros de amigos, pois são ciumentos. E eu sempre poderia ser acusado de escolhê-los por amor a quem escreveu, e não por causa dos méritos da obra.
Eis o desafio dos 30 dias segundo a minha versão. Na foto desta nota, que tirei no ano passado, temos a cidade como livro.


Dia 01: Um livro favorito.

Dia 02: Um livro do qual não gosta.

Dia 03: Livro favorito quando criança.

Dia 04: Um livro que faz você chorar.

Dia 05: Um livro que faz você rir.

Dia 06: Um livro de seu autor favorito.

Dia 07: Um livro que você detestou, mas leu para a escola.

Dia 08: Um livro assustador.

Dia 09: Um livro de autodescoberta.

Dia 10: Clássico favorito.

Dia 11: Livro favorito com animais.

Dia 12: Ficção científica favorita.

Dia 13: Um livro após o fim do mundo.

Dia 14: Um livro antes do fim do mundo.

Dia 15: Um livro que era o mundo.

Dia 16: Um livro favorito que se tornou música.

Dia 17: Um livro que é um prazer culpado.

Dia 18: Um livro que é uma cidade.

Dia 19: Livro favorito não literário.

Dia 20: Último livro que você leu.

Dia 21: Melhor livro que você leu neste ano.

Dia 22: Um livro que é uma escola.

Dia 23: Livro que você leu mais vezes.

Dia 24: Série de livros favorita.

Dia 25: Um livro de que você não gostava e agora ama.

Dia 26: Um livro repugnante, porém muito bom.

Dia 27: História de amor favorita.

Dia 28: Um livro que você cita de cor.

Dia 29: Um livro que você adiou ler.

Dia 30: Um livro que você ainda não leu e quer ler.

2 comentários:

  1. que simpático e interessante: um programa realmente programático!

    ResponderExcluir
  2. Cara Denise,
    talvez se pudesse fazer um programa análogo só de traduções - alheias e próprias.
    Abraços,

    Pádua

    ResponderExcluir