O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Impressões europeias: a disponilidade para o precário


Em alguma rua de Madri, pode-se ver o anúncio da foto que tirei no dia de hoje. Não sei se reclames como esse são fruto do alargamento da União Europeia ou das políticas de Sarkozy, que estariam fechando a França e deslocando os imigrantes para outras terras.
Sobre o alargamento: os cidadãos dos Estados da Europa oriental (a maioria, da antiga Cortina de Ferro) que ingressaram na UE na primeira década do século XXI ainda não alcançaram plenamente a liberdade de circulação; os romenos a terão apenas em 2014: http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=466&langId=pt Afinal, trata-se de áreas mais pobres do que as da Europa ocidental. E são os ricos que são bem aceitos por toda parte.
Percebe-se que a trabalhadora, pelos horários de disponibilidade, já está em outro trabalho. E que precisa de mais um. Seu anúncio talvez seja um exemplo da reconfiguração da divisão de trabalho na Europa, ou seja, da dialética entre a precariedade e o privilégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário