O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

A presença de Ana Maria de Almeida Camargo: 7 de dezembro no Centro Maria Antonia

 


No Centro Universitário Maria Antonia, dia 7 de dezembro de 2023, a partir das 15 horas, ocorrerá uma homenagem à historiadora Ana Maria Camargo, que faleceu neste ano. Como se sabe, sua contribuição para a Arquivologia e para as pautas de memória, verdade e justiça foi fundamental. Ela é um dos casos relativamente raros de pessoas que uniram a atividade acadêmica e a militância social.

Os palestrantes, que foram colegas e/ou alunos e/ou companheiros de militância da homenageada, falarão de sua trajetória profissional e política, que inclui o trabalho com os documentos do Brasil: Nunca Mais, projeto fundamental para o resgate da memória e para a redemocratização do país. 

O evento incluirá trechos de vídeos com Ana Maria Camargo discursando, projeção de fotos e uma surpresa final: um registro inedito da historiadora.

Esta foi a última foto que tirei dela, em 15 de abril de 2023, no lançamento do livro Feminismos, de Maria Amélia de Almeida Teles. No lado esquerdo, está a historiadora Janaína de Almeida Teles. Ela foi enviada para projeção no evento, que deverá ser o primeiro de muitos, tamanho é o impacto de sua carreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário