O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

sábado, 12 de dezembro de 2020

Desarquivando o Brasil CLXXII: Roda de conversa 52 anos do AI-5




A professora Luciana Coronel organiza e será a mediadora desta Roda de Conversa sobre o Ato Institucional n. 5, uma das aberrações jurídicas mais lembradas da ditadura militar, porém não tão bem compreendida, apesar ou por causa de ser tão invocada hoje pela extrema-direita e por apoiadores do 
atual governo federal.
Participarei dela com Amelinha Teles, um nome que se confunde com a História do Brasil desde os anos 1960, e o historiador Paulo César Gomes.
Membros do governo federal e seus apoiadores minimizaram o caráter nefasto do AI-5, a começar do chefe do governo ("Não queremos negociar nada", diz Bolsonaro em manifestação que pedia AI-5; Participação em ato pró-AI-5 isola Bolsonaro ainda mais e cresce oposição ao governo) ao cometer crime de responsabilidade participando de protesto em abril deste ano que pedia o fechamento do Congresso Nacional.
Ele participou daquela bazófia, em plena pandemia, sem máscara (e tossindo), desmascarando, para todos aqueles que já perceberam há muito tempo, o evidentíssimo desapreço à democracia.
Em junho de 2020, foi encontrado pela polícia o braço direito do senador pelo Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro e signatário de cheques à primeira-dama: Fabrício Queiroz.
Ele estava escondido das autoridades na casa de ex-advogado de Jair Bolsonaro e do mencionado senador filho do ocupante da presidência da república. Nela, estava um cartaz do AI-5 perto de bonecos do mafioso Tony Montana, do Scarface.
Curiosa visão. O que significaria essa curiosa estética de combinar criminalidade política e criminalidade comum? E numa casa habitada por homens próximos de grandes autoridades da república?
Ignoro. Talvez pensar no que foi o AI-5 e por que ele continua sendo invocado pela direita brasileira sugira algumas pistas.
Além dos endereços indicados acima, o evento da página Narrativas da ditadura brasileira poderá ser acompanhado por meio desta ligação: https://www.youtube.com/watch?v=X1_7gmrCSK4

Nenhum comentário:

Postar um comentário