O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

domingo, 27 de junho de 2021

Desarquivando o Brasil CLXXVI: Ditadura e repressão à população LGBTQIA+ no Narrativas da ditadura brasileira


Se tudo correr bem, falarei com a historiadora Rita Colaço no canal Narrativas da ditadura brasileira em 28 de junho de 2021, segunda-feira, às 19 horas. Colaço, como se sabe, é uma referência no tema e mantém o blogue Memórias e História das Homossexualidades. É uma das fundadoras do Museu Bajubá. O professor João Pedro de Carvalho fará a mediação. 
O evento poderá ser acompanhado também pela página do facebook. Para receber certificado, o público deverá inscrever-se nesta ligação.
Ela falará sobre "A ditadura, as homossexualidades e o Eichmann que nos habita", tratando da repressão no passado e na atualidade. Eu vou falar das homossexualidades nas comissões da verdade brasileiras. A esse propósito, cabe uma palavras sobre os trechos de quatro documentos da época da ditadura militar que estão no cartaz do evento. 
Eu os escolhi para enfatizar (pois esse foi assunto de polêmica na época de funcionamento da Comissão Nacional da Verdade) que a repressão às homossexualidades era tratada pelos órgãos de vigilância e informações como politicamente subversiva e, portanto, alvo de repressão. Trata-se de uma pauta que deve ser incluída nos debates sobre justiça de transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário